Desmame – quando e como fazer?

Iniciar o desmame nem sempre é um processo fácil. Muitas mães perguntam como e quando fazê-lo. Basicamente, há duas maneiras de fazer o desmame:

Desmame natural: esta é sempre a forma preferível, pois quer dizer que é o bebé que decide quando começa a querer deixar de mamar. Quer a mãe mantenha o regime de livre demanda quer tenha horários certos para as mamadas, irá começar a notar, nalguma altura, que o bebé reduz ou pára mesmo o interesse pela mama: vira a cara, chora quando o coloca na mama, agarra a mama durante uns segundos mas depois larga, entre outros sinais. Isto pode acontecer em qualquer altura da amamentação, mas na larga maioria dos casos ocorre depois do ano de idade ou dos 24 meses. Se a amamentação for prazerosa para o bebé, ele poderá mamar até aos cinco ou mesmo sete anos de idade, o que não tem mal absolutamente nenhum, pelo contrário. Simplesmente, na nossa sociedade não é comum nem aceite o aleitamento materno até tão tarde.

Desmame programado: à medida que os sólidos vão sendo inseridos na alimentação do bebé, o leite materno vai sendo substituído por refeições completas. Contudo, a introdução de sólidos na alimentação do bebé deve ser muito gradual. Até aos dois anos, não há dúvida que o leite materno é o alimento fundamental da alimentação do bebé, razão pela qual, tanto quando possível, o regime de livre demanda deve ser mantido, quer dizer, o bebé deve mamar sempre que lhe apetecer (isto mesmo depois dos dois anos, caso a amamentação se mantenha).
Se por qualquer razão a mamã quiser iniciar o desmame, abaixo fica um exemplo de como o pode fazer de forma muito suave. Se não tiver tempo para fazer desta forma, tente variações ao seu gosto, mas sempre de forma a respeitar o seu ritmo e o do bebé.

- Até aos seis meses: amamentação exclusiva e em livre demanda. O bebé mama quando acorda e antes de o deitar à noite. Ao longo do dia vai mamando sempre que quiser, sem horários. Esta é o cenário ideal, mas se a mamã precisar, pode estabelecer alguns horários para as mamadas.

- Aos seis meses: introduzir o almoço, mas continuar a dar mama antes. Quer dizer, o bebé mama primeiro e almoça os sólidos de seguida (eu preferia dar mama depois dos sólidos, mas o mais correcto é dar antes, pois o leite materno ainda é nesta fase o alimento crucial). O resto das refeições ainda são de mama em livre demanda.

- Sete meses: inserir o jantar, mas dar mama antes. Já temos almoço e jantar inseridos. O resto das refeições continuam com mama em livre demanda.

- Oito meses: inserir pequeno-almoço, mas dar mama antes. Já temos almoço, jantar e pequeno-almoço inseridos. O resto das refeições continuam com mama em livre demanda.

- Nove meses: inserir lanche a meio da manhã, mas dar mama antes. Já temos almoço, jantar, pequeno-almoço e um lanche inseridos. O resto das refeições continuam com mama em livre demanda.

- Dez meses: inserir lanche a meio da tarde, mas dar mama antes. Já temos as refeições todas: almoço, jantar, pequeno-almoço e dois lanches. De resto, o bebé mama em livre demanda.

- Onze meses: retirar a mamada antes do almoço.

- Doze meses: retirar a mamada antes do jantar (mas continuar a dar de mamar antes de deitar o bebé)

- Treze meses: retirar a mamada do meio da manhã

- Catorze meses: retirar a mamada do meio da tarde

Até aos 24 meses manter a mamada da manhã (quando o bebé acorda) e a mamada da noite (antes de deitar o bebé).
A partir daqui, pode retirar primeiro a mamada da manhã e um mês ou dois depois retirar a mamada da noite.